Depois de alguns dias sem partilhar nada com vocês, fiz um rolo de carne recheado que aconselho a todos! Ao contrário do que parece é uma receita rápida, simples e saudável.
Para o rolo de carne:
- 1,50 kg de carne picada (ou por picar)
- Meia cebola
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de óleo
- 1/2 colher de sopa de mostarda
- Sal
- Pimenta
- Ervas ao gosto
- Colorau
- Pão ralado
Para o recheio:
- Fatias de queijo
- Courgette laminada
Para as batatas:
- Batatas
- Meia cebola
- 1 dente de alho pequeno picado
- 2 colheres de sopa de azeite
- Água quente
- Sal
- Pimenta
Para o arroz:
- 1 chávena grande de arroz
- 2 chávenas grandes de água
- Sal
- Azeite
- Caldo de carne (opcional)
Eu piquei a carne em casa porque tinha alguns bifes diferentes em sacos com pouca quantidade, e decidi fazer um aproveitamento, mas podem comprar no talho carne picada de vaca ou pedir para picar na hora.
À carne juntei os restantes ingredientes, mas aconselho a refogarem um pouquinho a cebola e o alho no óleo porque fica mais saboroso, e acaba por dar mais sabor à carne. Temperem-na bem com todos os ingredientes.
Depois de tudo envolvido, coloca-se o preparado da carne em cima de uma folha de papel vegetal com pao ralado e forma-se um retângulo com as mãos. Recheia-se com as fatias de queijo e courgette bem fina.
Tempera-se ligeiramente a courgette com sal e, com muito cuidado, enrola-se a carne e aperta-se bem com as mãos e reserva-se num tabuleiro de ir ao forno.
Para as batatas, basta juntar todos os ingredientes num recipiente e levar ao forno a 220° até estarem cozidas e ganharem cor.
Num tacho deita-se o azeite e leva-se ao lume. Deita-se o arroz e mexe-se um pouco.
Tempera-se (também se pode deitar uma folhinha de louro) e verte-se a água ou caldo de carne. Tapa-se o tacho e deixa-se ferver. Logo que levante fervura, mexe-se e baixa-se a temperatura para o mínimo, deixando cozer sempre tapado, sem mexer, durante 15 minutos. Apaga-se o lume e reserva-se um pouco destapado.
Leva-se o rolo de carne ao forno com um pouco de azeite no tabuleiro e cubinhos de manteiga por cima da carne para ficar mais húmida e dourada por cima.
Quando já estiver bem dourada, retira-se pra fora e serve-se com as batatas e o arroz, ou apenas um dos acompanhamentos com salada. A minha família não come batata sem arroz, portanto neste caso fiz os dois! :)
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário